Meu prédio tem perigo de cair? Confira os 4 principais sinais de problemas estruturais em prédios.
- Eng. Jean Galante
- 2 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2022
Infelizmente no Brasil ainda existe a cultura de olhar para fissuras (aquelas pequenas linhas em superfícies), e tampá-las com P.U ou até mesmo AC3 e achar que resolveu o problema. A grande questão é que: toda trinca ou rachadura, um dia foi uma fissura. A diferença é que a mesma continuou crescendo e se tornando um problema estrutural.
Por isso, nunca tente "tampar o sol com a peneira" e conte com a ajuda de um especialista caso alguma fissura aparecer, ainda mais em locais como vigas, pilares e lajes. Diante disso, separamos abaixo os 5 principais sinais de problemas estruturais em prédios, para que você possa conhecer um pouco mais do que pode estar acontecendo com o seu imóvel e posteriormente contatar um engenheiro diagnóstico.
1 - Fissuras:
Para ser mais simples o entendimento, geralmente parecem como linhas finas e muitas vezes não são levadas a sério.

Nem sempre uma fissura pode ser um problema estrutural. Dependendo de como e onde aparecem, o seu sinal de alerta deve ligar. As fissuras de problemas estruturais geralmente aparecem em vigas, pilares ou lajes e continuam a evoluir o seu tamanho e espessura.
Para você ter uma noção, uma fissura pode ter até 0,5 mm de espessura, segundo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura. Após isso, ela já se caracteriza para uma trinca ou rachadura.
As fissuras são elementos mais superficiais, mas que como uma doença silenciosa, merecem sua atenção, principalmente quando ocorridas em elementos estruturais do seu prédio.
Sendo assim, fique muito atento(a) caso apareça fissuras (essas linhas finas como a da foto acima), na sua laje, principamente na garagem, nos pilares e vigas.
Preste atenção também, se elas continuam aumentando de tamanho e de espessura. As fissuras estruturais nos locais mencionados anteriormente, tendem a principalmente aumentar de espessura, pois estão evoluindo para uma trinca, principalmente pela corrosão da armadura que fica dentro desses pilares e vigas.
2 - Trincas:
O que surgem depois do aparecimento das fissuras nesses locais como lajes, pilares e vigas, são as trincas. Como anteriormente dito sobre as fissuras, nem todas as trincas são estruturais, por isso a presença de um especialista para verificá-las é indispensável. E mesmo se a trinca detectada não for estrutural, ela deve ser reparada de forma correta, para que o problema não evolua a algo maior.
Para você ter uma noção, as trincas são mais profundas que as fissuras, já definidas como o estado de parte ou separação total de um elemento da construção. Além disso, elas já ultrapassam a camada de revestimento podendo afetar diretamente o elemento estrutural, se ali presente.

Como temos falado bastante durante esse post, além das fissuras, trincas que aparecem em vigas, lajes e pilares, devem ser levadas a sério e analisadas por um profissional.
Na foto acima podemos ver um caso de uma trinca estrutural em um prédio aqui da Grande Florianópolis, localizada na viga de uma garagem. No caso em questão, tivemos dois problemas bem comuns em trincas estruturais: o primeiro é um reboco já poroso, que indica que passou ou ainda passa água pelo local e somado a isso, mesmo que ainda não aparente, mas como especialistas conseguimos constatar devido ao tamanho e formato da trinca, uma expansão da armadura que acontece quando já está oxidando.
Mas o que isso tudo quer dizer? É que desde quando era uma pequena fissura a água continuou infiltrando, e agora que já é uma trinca, uma parte da estrutura que sustenta esse prédio está oxidando devido a água e perdendo a sua resistência.
Outra informação interessante para você saber sobre as trincas, é além de onde aparecem na maioria das vezes, seria a espessura delas que podem ser superior a 0.5mm podendo chegar a até 3mm.
Entende o porque elas não devem ser ignoradas e simplesmente tampadas?
3 - Rachaduras
As rachaduras são um dos problemas mais graves de uma edificação. Elas por si só já chamam bastante atenção pela sua espessura e difícilmente passam despercebidas pelas pessoas.
A grande questão é: para chegarem a ser uma rachadura, na maioria dos casos, um dia elas foram uma fissura que foi tampada ou muitas vezes ignorada. E agora para recuperá-la, se torna mais caro e difícil, às vezes precisando de um reforço estrutural também.
Para conhecimento, uma rachadura tem a espessura superior a 3 mm por ondem passam luz, vento e água.

Nem toda rachadura é necessariamente estrutural, pode haver vários motivos para elas surgirem, um bem comum é a dilatação térmica dos materiais, um feito bem parecido com o efeito "sanfona" do emagrecimento.
Mas como falamos em todos os casos, uma atenção extra deve ser tomada ser as mesmas aparecerem em vigas, pilares e lajes. E podemos ir além, como dissemos anteriormente elas passam livremente a luz, água e ar, agentes esses que causam a corrosão de armaduras se presentes ali, bem como do concreto que faz parte da força que sustenta a estrutura do prédio.
Além da corrosão do concreto e da armadura, outro problema muito comum das rachaduras nesses locais mencionados, é elas indicarem também uma sobrecarga no local. Por isso, um condômino nunca pode fazer uma alteração em seu apartamento sem o acompanhamento de um engenheiro. Por exemplo, se o mesmo resolve colocar uma banheira ou mesmo um sobrepiso, será que a estrutura do local foi calculada para aguentar aquele peso a mais?
4 - Infiltração
A água é um vilão pouco conhecido pelas pessoas quando falamos de problemas estruturais. Mas o que encontramos na maioria das vezes aqui em Florianópolis, foi tudo iniciado por uma simples infiltração.
A água em contato com o concreto nos pilares, vigas e lajes o torna poroso perdendo a sua resistência e abrindo caminho para chegar até a armadura e corroê-la, junto com outros agentes, já que a mesma não possui mais o cobrimento do concreto como antes.

É lógico que nem toda infiltração indica um problema estrutural, mas o motivo especial por ela estar nesta lista hoje, é que quando presente principalmente em vigas, pilares e lajes, com o tempo a água e umidade podem ser os motivos de seu problema estrutural.
A água se infiltra em todo elemento poroso, por exemplo o concreto e vai se alastrando cada vez mais. Por isso antes de uma infiltração chegar a um elemento estrutural, ela deve ser recuperada para não causar um problema maior. Dessa maneira, podemos entender
a importância de uma impermeabilização feita com os materiais corretos, bem como a recuperação de fissuras e uma pintura correta.
Esperamos ter te ajudado a idenficar esses problemas em seu imóvel e estamos a disposição com nossos profissionais para resolver o seu problema em definitivo.
Mora na grande Florianópolis e precisa de uma empresa especializada em recuperação estrutural? É só clicar no botão abaixo que falaremos com você.
😀